"Jornal da Manhã auxilia em aula Diversificada de Gêneros Textuais"
AUTORA
Professora Rogéria Leigus, 5º ano B
Os alunos do 5º ano B da Escola Municipal Dalva de Azevedo Delgado, localizada no município de Jaguariaíva, realizaram atividades na disciplina de Língua Portuguesa, nos dias 08/04 e 09/04, sobre os gêneros textuais Notícia e Classificados.
As atividades tiveram início com a apresentação do jornal feita pela professora, explicando sobre como é feita a divisão de um jornal, destacando suas partes e esclarecendo o que é manchete, lide e demais elementos característicos desse tipo de mídia.
Após a apresentação os alunos se dividiram em grupos e puderam explorar o jornal livremente.
Em seguida, a professora propôs que cada grupo escolhesse uma notícia para ser lida para os demais colegas, trabalhando assim a oralidade, a leitura foi realizada de forma coletiva.
Dando sequência as atividades, a professora propôs a leitura da parte dos classificados do jornal, explicando a sua finalidade e propósito.
Após a leitura dos classificados, cada grupo ficou responsável pela criação de classificados, podendo ser sobre venda, doação, emprego etc.
Para finalizar, ocorreu a apresentação dos classificados para os demais alunos.
As atividades desenvolvidas pelos alunos foram muito importantes, pois possibilitou conhecer o jornal e realizar uma leitura do mesmo, explorando cada parte e focando nos classificados, que é muito usual nos dias de hoje, amplamente veiculado através das redes sociais, que fazem parte do universo dos alunos. Sendo assim, puderam fazer uma analogia do passado e presente, pois o jornal era fundamental para a venda de um produto e até mesmo na procura de um emprego, coisas que hoje são feitas através das redes sociais.
Professora Rogéria Leigus, 5º ano B
Os alunos do 5º ano B da Escola Municipal Dalva de Azevedo Delgado, localizada no município de Jaguariaíva, realizaram atividades na disciplina de Língua Portuguesa, nos dias 08/04 e 09/04, sobre os gêneros textuais Notícia e Classificados.
As atividades tiveram início com a apresentação do jornal feita pela professora, explicando sobre como é feita a divisão de um jornal, destacando suas partes e esclarecendo o que é manchete, lide e demais elementos característicos desse tipo de mídia.
Após a apresentação os alunos se dividiram em grupos e puderam explorar o jornal livremente.
Em seguida, a professora propôs que cada grupo escolhesse uma notícia para ser lida para os demais colegas, trabalhando assim a oralidade, a leitura foi realizada de forma coletiva.
Dando sequência as atividades, a professora propôs a leitura da parte dos classificados do jornal, explicando a sua finalidade e propósito.
Após a leitura dos classificados, cada grupo ficou responsável pela criação de classificados, podendo ser sobre venda, doação, emprego etc.
Para finalizar, ocorreu a apresentação dos classificados para os demais alunos.
As atividades desenvolvidas pelos alunos foram muito importantes, pois possibilitou conhecer o jornal e realizar uma leitura do mesmo, explorando cada parte e focando nos classificados, que é muito usual nos dias de hoje, amplamente veiculado através das redes sociais, que fazem parte do universo dos alunos. Sendo assim, puderam fazer uma analogia do passado e presente, pois o jornal era fundamental para a venda de um produto e até mesmo na procura de um emprego, coisas que hoje são feitas através das redes sociais.


.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)


.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)


Comentários
Postar um comentário