"Jornal da Manhã auxilia em aula Diversificada de Gêneros Textuais"
AUTORA
Professora Rogéria Leigus, 5º ano B
Os alunos do 5º ano B da Escola Municipal Dalva de Azevedo Delgado, localizada no município de Jaguariaíva, realizaram atividades na disciplina de Língua Portuguesa, nos dias 08/04 e 09/04, sobre os gêneros textuais Notícia e Classificados.
As atividades tiveram início com a apresentação do jornal feita pela professora, explicando sobre como é feita a divisão de um jornal, destacando suas partes e esclarecendo o que é manchete, lide e demais elementos característicos desse tipo de mídia.
Após a apresentação os alunos se dividiram em grupos e puderam explorar o jornal livremente.
Em seguida, a professora propôs que cada grupo escolhesse uma notícia para ser lida para os demais colegas, trabalhando assim a oralidade, a leitura foi realizada de forma coletiva.
Dando sequência as atividades, a professora propôs a leitura da parte dos classificados do jornal, explicando a sua finalidade e propósito.
Após a leitura dos classificados, cada grupo ficou responsável pela criação de classificados, podendo ser sobre venda, doação, emprego etc.
Para finalizar, ocorreu a apresentação dos classificados para os demais alunos.
As atividades desenvolvidas pelos alunos foram muito importantes, pois possibilitou conhecer o jornal e realizar uma leitura do mesmo, explorando cada parte e focando nos classificados, que é muito usual nos dias de hoje, amplamente veiculado através das redes sociais, que fazem parte do universo dos alunos. Sendo assim, puderam fazer uma analogia do passado e presente, pois o jornal era fundamental para a venda de um produto e até mesmo na procura de um emprego, coisas que hoje são feitas através das redes sociais.
Professora Rogéria Leigus, 5º ano B
Os alunos do 5º ano B da Escola Municipal Dalva de Azevedo Delgado, localizada no município de Jaguariaíva, realizaram atividades na disciplina de Língua Portuguesa, nos dias 08/04 e 09/04, sobre os gêneros textuais Notícia e Classificados.
As atividades tiveram início com a apresentação do jornal feita pela professora, explicando sobre como é feita a divisão de um jornal, destacando suas partes e esclarecendo o que é manchete, lide e demais elementos característicos desse tipo de mídia.
Após a apresentação os alunos se dividiram em grupos e puderam explorar o jornal livremente.
Em seguida, a professora propôs que cada grupo escolhesse uma notícia para ser lida para os demais colegas, trabalhando assim a oralidade, a leitura foi realizada de forma coletiva.
Dando sequência as atividades, a professora propôs a leitura da parte dos classificados do jornal, explicando a sua finalidade e propósito.
Após a leitura dos classificados, cada grupo ficou responsável pela criação de classificados, podendo ser sobre venda, doação, emprego etc.
Para finalizar, ocorreu a apresentação dos classificados para os demais alunos.
As atividades desenvolvidas pelos alunos foram muito importantes, pois possibilitou conhecer o jornal e realizar uma leitura do mesmo, explorando cada parte e focando nos classificados, que é muito usual nos dias de hoje, amplamente veiculado através das redes sociais, que fazem parte do universo dos alunos. Sendo assim, puderam fazer uma analogia do passado e presente, pois o jornal era fundamental para a venda de um produto e até mesmo na procura de um emprego, coisas que hoje são feitas através das redes sociais.
Comentários
Postar um comentário