Carnaval

AUTORA
Professora Regiane da Silva Machado, 5° ano A

Na semana de 13 a 17/02/2023 foi realizado um trabalho em sala de aula com os estudantes do 5° ano A, sobre responsabilidade da regente de classe Regiane da Silva Machado na instituição de ensino Escola Municipal Dalva de Azevedo Delgado, tendo como finalidade apresentar as festividades Carnavalescas de acordo com a história e a cultura brasileira.
Com o objetivo de contextualizar historicamente aos estudantes a cultura do carnaval, reconhecendo o significado das comemorações e da “festa” , diferenciando-as das datas festivas comemoradas no âmbito familiar ou da comunidade.

A professora discorreu da chegada do Carnaval ao Brasil, através da festa ocorrida na Europa principalmente na França no século XVII, envolvendo uma festa com desfile, máscaras e alegorias. Algumas pessoas usavam trajes referente a um determinado tema.

Lembrou também que o carnaval vai além do que muitos pensam, é uma mistura de raças, credo , etnias e ritmos. Onde para o trabalho nem sala e apresentação para a escola a professora e os alunos escolheram o Frevo, originário século XIX na cidade de Recife em Pernambuco. Importante movimento pois, decorreu de uma rivalidade de militares escravos, que se tornaram livres, uma mistura de ritmos acelerados elementos folclóricos, capoeiras e instrumentos musicais de sopro. Uma combinação de figurinos coloridos e mini sombrinhas, cultura essa que desenvolve a arte para o povo brasileiro. Com esse apanhado histórico e muita alegria deu-se a apresentação dos alunos.





























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Videoaula do Vamos Ler e Anuário Socioeconômico dos Municípios dos Campos Gerais auxilia na aula sobre Jaguariaíva