“Refletindo sobre a procrastinação e desenvolvendo responsabilidade pessoal”
AUTORA
Professora Maria Eduarda de Moraes Lemes Rizzi, jornada ampliada (manhã e tarde)
Na segunda-feira, 01/09/2025, realizamos uma atividade voltada para a compreensão da procrastinação e para o desenvolvimento de estratégias que auxiliem no planejamento e na responsabilidade pessoal.
Iniciamos com a exibição de um vídeo seguido de uma roda de conversa, em que os alunos refletiram sobre o que significa procrastinar, compartilhando situações em que já deixaram algo importante para depois e como se sentiram nessas ocasiões.
Em seguida, realizamos a dinâmica “Missão do Amanhã”, em que cada estudante escreveu em um cartão uma tarefa que costuma adiar, como estudar, arrumar o quarto ou entregar trabalhos. Depois, identificaram uma ação simples que poderiam realizar ainda no mesmo dia para adiantar essa tarefa, compartilhando com um colega para reforçar o compromisso.
Para finalizar, em duplas, os alunos elaboraram um Plano Antiprocrastinação, criando cinco estratégias práticas para vencer a procrastinação no cotidiano escolar. A atividade possibilitou momentos de reflexão, troca de experiências e construção de ferramentas que incentivam a disciplina, a organização e a responsabilidade.
Professora Maria Eduarda de Moraes Lemes Rizzi, jornada ampliada (manhã e tarde)
Na segunda-feira, 01/09/2025, realizamos uma atividade voltada para a compreensão da procrastinação e para o desenvolvimento de estratégias que auxiliem no planejamento e na responsabilidade pessoal.
Iniciamos com a exibição de um vídeo seguido de uma roda de conversa, em que os alunos refletiram sobre o que significa procrastinar, compartilhando situações em que já deixaram algo importante para depois e como se sentiram nessas ocasiões.
Em seguida, realizamos a dinâmica “Missão do Amanhã”, em que cada estudante escreveu em um cartão uma tarefa que costuma adiar, como estudar, arrumar o quarto ou entregar trabalhos. Depois, identificaram uma ação simples que poderiam realizar ainda no mesmo dia para adiantar essa tarefa, compartilhando com um colega para reforçar o compromisso.
Para finalizar, em duplas, os alunos elaboraram um Plano Antiprocrastinação, criando cinco estratégias práticas para vencer a procrastinação no cotidiano escolar. A atividade possibilitou momentos de reflexão, troca de experiências e construção de ferramentas que incentivam a disciplina, a organização e a responsabilidade.
Comentários
Postar um comentário