Projeto MPT na Escola

AUTORA
Professora Tamiris Milena Lourenço Cardoso, 5° ano A

Os alunos do 5º ano A da Escola Municipal Dalva de Azevedo Delgado, em Jaguariaíva, desenvolveram atividades sobre o Projeto MPT na escola.

Realizaram ao longo do projeto várias atividades e propostas de aulas com o tema “Incentivo á reciclagem, popular e solidária”. Os alunos puderam conhecer através de análise de pôster que mostra o destino do lixo, com debates sobre como isso está relacionado com cooperativas e catadores menores de idade, podendo haver várias contribuições dos alunos. Os alunos divididos em grupos, puderam realizar pesquisas como “Para onde vai o lixo da cidade? Há catadores que recolhem o lixo reciclável na cidade? Esses trabalhadores estão organizados em associações e cooperativas?”. Os alunos também realizaram uso da sala informatizada para assistir reportagens que falam sobre situação de lixões irregulares e também acessaram a videoaula sobre a importância da coleta seletiva. Os alunos puderam acessar á jogos online para reforçar os conteúdos aprendidos sobre a separação correta do lixo. Foi realizado estudo sobre o gibi “Incentivo á reciclagem”, a partir desse estudo, os alunos confeccionaram um jogo da memória com itens e as lixeiras com as cores da coleta seletiva.

Resolver e debater o destino adequado dos resíduos, tornou-se um dos maiores desafios para a sociedade moderna. É uma questão ampla e complexa, que vai além da esfera ambiental: envolve a adoção de hábitos de consumo consciente, o planejamento urbano com coleta seletiva, atitudes proativas de cada cidadão e oportunidades de trabalho e renda para os catadores de materiais recicláveis.

O ambiente escolar é onde esse estudo e debate pode acontecer, permitindo a aproximação dos alunos com essas realidades, talvez não conhecidas por eles. Tendo em vista que são debates e ações que saem das quatro paredes da escola.








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Videoaula do Vamos Ler e Anuário Socioeconômico dos Municípios dos Campos Gerais auxilia na aula sobre Jaguariaíva