"Álbum de Figurinhas em comemoração aos 200 anos de Jaguariaiva otimizando a aprendizagem da história local e do gênero notícia"

AUTOR
Professor Francisco Moreno da Silva Netto, 5º ano B

Os alunos do 5º ano B da Escola Municipal Dalva de Azevedo Delgado, localizada no município de Jaguariaíva, realizaram nos dias 21 e 24 de agosto, atividades utilizando o blog Jornal da Manhã e o álbum de figurinhas em comemoração aos 200 anos de Jaguariaíva, com o objetivo de conhecer a história da cidade e desenvolver o gênero notícia.

As atividades tiveram início com a descontração entre os alunos, onde puderam colar figurinhas no álbum, realizar trocas e a brincadeira conhecida como "Bafo".

Após este momento, os alunos realizaram a leitura das páginas iniciais do álbum, onde abordam o início do município, com imagens históricas e um breve relato. Finalizando com a explicação do professor e uma roda de conversa abordando o assunto.

Dando sequência às atividades, os alunos foram até a sala de informática e acessaram o blog do Jornal da Manhã, para realizar a leitura do jornal online e entender como funciona a estrutura de uma notícia.

Para finalizar, os alunos produziram uma notícia, informando sobre os primeiros alunos da turma que completaram o álbum de figurinhas, além de relatar a aceitação do álbum pelos alunos.

As atividades desenvolvidas foram muito importantes para que os alunos possam compreender que podemos nos informar através de meios digitais, que inclusive são muito utilizados atualmente, e também compreender que o álbum de figurinhas do município, além de ser um recurso de descontração entre os alunos, é um rico material pedagógico.






















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Videoaula do Vamos Ler e Anuário Socioeconômico dos Municípios dos Campos Gerais auxilia na aula sobre Jaguariaíva