Mergulho histórico através do Projeto Ação Educativa

AUTORA
Professora Regiane da Silva Machado, 5° ano A

Escola Municipal Dalva de Azevedo Delgado participou, no último dia 28 de junho, acompanhada da professora regente Regiane, e a coordenadora Juliana, do Projeto Ação Educativa, um passeio até a Casa da Cultura, Dr João Batista da Cruz, com objetivo de conhecer não somente o prédio e sua história, mas também fazer um mergulho histórico na criação do Município. Contextualizando historicamente a cidade em que vivemos, reconhecendo passado e vivenciando os dias atuais.

Os alunos tiveram a oportunidade e visualizarem fotos e fatos.

“ Um passeio apaixonante para os nossos alunos” relata a prof.ª Regiane, nos quais eles demostraram muito interesse em conhecer nossa história.

“Dr João Batista da Cruz” não é só um prédio e sim, um arquivo histórico Municipal, inaugurado em 1918, localizado na Cidade Alta, sediou por muitos anos além da Prefeitura, outros órgãos públicos, sua construção de dois pavimentos com detalhes nos estilos neoclássico , foi sede da antiga Casa de Cadeia e Câmara de Jaguariaíva, bem como abrigou o Paço Municipal por longínquas sete décadas. Restaurado entre os anos de 2009 a 2020, mantendo as características originais do edifício, mantendo mais de 100 anos de história.

Em 11 de janeiro de 1994 foi tombado pelo Patrimônio Histórico do Estado, e em 13 de agosto de 2020 foi reinaugurada após ampla reforma e revitalização.
Esse edifício é amplo, um espaço turístico para quem visita a cidade de Jaguariaíva, é um dos cartãos-postais do nosso município.









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Videoaula do Vamos Ler e Anuário Socioeconômico dos Municípios dos Campos Gerais auxilia na aula sobre Jaguariaíva